DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA



Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, é uma data de reflexão sobre as desigualdades sociais que ainda persistem na população brasileira, como evidencia o estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgado no último dia 13, com dados referentes ao ano de 2018.

O estudo aponta que, no mercado de trabalho, pretos e pardos representam 64,2% dos desempregados e 66,1% dos chamados subutilizados, quando a pessoa trabalha menos horas do que poderia. O rendimento médio mensal dos brancos, de R$ 2.796 é 73,9% superior ao de pretos e pardos, R$ 1.608.

Negros também estão mais expostos à violência, segundo o estudo. Em todos os grupos etários, a taxa de homicídios deste grupo superou a dos brancos. Em 2017, a taxa de homicídios para pretos ou pardos de 15 a 29 anos, por exemplo, chegou a 98,5, ante 34 dos brancos.

Na educação, o percentual de estudantes de 18 a 24 anos pretos ou pardos cursando nível superior chegou a pouco mais da metade: 50,3%. Uma pequena vitória, pois negros representam 55,6% da população brasileira.

20 de novembro é um dia de luta por uma sociedade mais igualitária, justa e sem preconceitos. Viva o Dia da Consciência Negra.



https://www.bancariosma.org.br/